INÍCIO QUIROPRAXIA TRATAMENTOS TRIGGER POINTS NOSSA COLUNA PROFISSIONAIS
SAIU NA MÍDIA INFORMATIVOS PARA COLORIR GALERIA DE IMAGENS COMO CHEGAR CONTATO



Dores Musculares e os Pontos Gatilho (Trigger Points)

Muitas vezes os músculos ficam duros e doloridos podendo até ser notados caroços no interior da musculatura. Geralmente após a passagem do período de maior stress, estes músculos relaxam, porém, algumas vezes estes caroços permanecem nos músculos por um tempo maior, levando a uma dor crônica localizada, com diminuição do movimento daquele músculo. Denomina-se este tipo de problema de dor miofascial, e estes nódulos nos músculos são chamados de pontos-gatilho (trigger points).
Tudo começa com alguma agressão ao músculo, como um trauma, torção ou outro movimento brusco. O músculo reage com um ponto de contração intensa e localizada, o “ponto-gatilho”. Esta região começa a ficar muito dolorida e dependendo de cada músculo envolvido, existe uma irradiação da dor para outros locais do mesmo músculo o que pode simular outros problemas de saúde.
Por exemplo, um ponto-gatilho situado no músculo trapézio, que está na parte de trás do pescoço, produz uma dor irradiada para a cabeça, olhos e testa o que pode ser confundido com uma enxaqueca. Outro ponto, agora no músculo piriforme, que é parte da nádega, irradia sua dor para a coxa e perna podendo simular uma dor ciática, e assim por diante.
O tratamento da dor miofascial consiste em alongamentos, atividade aeróbica e massagens locais e deve ser instituído rapidamente, pois a cronicidade dos pontos-gatilho é uma das principais causas que levam a um processo de sensibilizar o sistema nervoso central e dores mais difusas, como a Fibromialgia. Muito frequentemente, as crises de dor aguda ou mesmo as dores crônicas estão ligadas a contraturas (espasmos) de um ou mais músculos. Então, por definição, um ponto-gatilho é um local no músculo altamente irritável que se apresenta rígido à palpação e que produz dor, limitação na amplitude de alongamento, fraqueza sem atrofia e sem déficit neurológico.
Os pontos-gatilho são instalados num músculo toda vez que este for sobrecarregado e exigido além da sua capacidade de tolerância no momento. Uma vez instalado ele pode ficar em estado de latência por muito tempo, às vezes anos, até ser ativado. Para ativá-lo basta apenas que se some a ele uma situação de stress físico e/ou emocional e uma nova sobrecarga do músculo. Quando ativado ele produz um espasmo doloroso em algumas fibras do músculo. A situação se complica quando o sistema nervoso, recebendo o sinal de dor, intervém exigindo que o músculo se contraia, numa tentativa de defendê-lo. Esta nova contração sobre o espasmo doloroso produz mais dor. Fecha-se então um circulo vicioso em que quanto mais dor for produzida pela contração, mais contração o sistema nervoso pede ao músculo. E o que começou com algumas fibras, logo envolve o músculo inteiro e até mesmo outros próximos, abrangendo toda uma região. Como exemplo disso temos então um torcicolo ou uma lombalgia.
Além disso, existe o agravante de que todos os músculos do nosso corpo estão presos (ancorados) as articulações (os ossos do nosso corpo) que por serem móveis (articulados como o próprio nome diz) podem sofrer deslocamentos quando das contrações musculares, as chamadas subluxações articulares, e quando estas subluxações ocorrem ao longo da coluna vertebral provocam interferências no sistema nervoso central em razão da compressão de raízes nervosas que passam por entre as vertebras e com isso mais espasmos musculares e mais pontos-gatilho provocando um circulo vicioso extremamente perigoso para o nosso organismo e por consequência muita dor.
 
COPYRIGHT @ 2021 CONSULTORIO DE QUIROPRAXIA  DESING SUSI TESCH